HOME   
   SOBRE O MUSEU   
   EXPOSIÇÕES   
   COLECÇÕES   
   INVESTIGAÇÃO/ENSINO   
   PUBLICAÇÕES   
   LINKS E SUGESTÕES   
Pesquisar...

                                                

 

 

 > Livro: ANATOMIA. ARTE & CIÊNCIA de João Lobo Antunes e Manuel Valente Alves



Este álbum, publicado pela editora Althum.com e pela Fundação Champalimaud em parceria com o Museu de Medicina, inclui textos de João Lobo Antunes e Manuel Valente Alves e uma selecção de desenhos anatómicos do Museu de Medicina. Publicado originalmente em português foi feita uma edição em inglês exclusivamente para a Fundação Champalimaud.


> Documento: A LUTA CONTRA O CANCRO EM PORTUGAL por António Gentil Martins

Documento realizado a partir de uma conferência do autor, António Gentil Martins, no Grémio Literário, em Lisboa, em 2011, mostra a evolução da oncologia em Portugal, desde 1904, ano em que é nomeada a I Comissão para o Estudo do Cancro em Portugal, até 1999, ano em que se iniciam, no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG), consultas multidisciplinares - com especialistas de Oncologia Cirúrgica, Oncologia Médica e Radioterapia e outras especialidades como a Anatomia Patológica, a Genética, a Imagiologia, etc.. O autor, cirurgião-pediatra, ex-presidente da Ordem dos Médicos (1977-1987) e da Associação Médica Mundial (1981-1983), é um dos protagonistas desta história ao fundar e dirigir a primeira Unidade Multidisciplinar de Cancro Pediátrico a nível mundial, no IPOFG, em Lisboa.



> Exposição: LABORATÓRIO DE ANATOMIA - Ver e Pensar o Corpo


A exposição "Laboratório de Anatomia - Ver e Pensar o Corpo" organizada pelo Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em parceria com a unidade curricular de Ciberarte da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e a colaboração da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva Foundation e o apoio da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Comissariada por Manuel Valente Alves e Hugo Ferrão, esta exposição teve como objectivo criar um espaço de reflexão e de fruição sobre o corpo humano, ligando representações gráficas do corpo humano da primeira metade do século XX, com interpretações artisticas do presente. O ponto de partida do projecto foi uma selecção de desenhos anatómicos criados por estudantes da cadeira de anatomia artística da Escola de Belas-Artes de Lisboa, sob a orientação do anatomista Henrique de Vilhena, professor na Escola e um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Inspirados por estes desenhos, 50 estudantes da disciplina de Cyberart criaram em 2013 diversas obras apoiados em conceitos, técnicas e poéticas muito diversas, ligando o passado com o presente, a realidade com a imaginação, a arte com a ciência. A exposição inclui também, segundo a mesma lógica, um núcleo de desenhos de Vilhena da Silva, uma destacada artista do movimento modernista internacional que estudou com Vilhena no início da sua carreira.

 

 

 

 





MUSEU DE MEDICINA
FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Av. Professor Egas Moniz
1649-028 Lisboa, Portugal

tel (+351) 217 985 153  

e-mail museu@fm.ul.pt  

 

 

 

 

 


FML | Newsletter | Créditos | Login © 2010 Museu de Medicina. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Spirituc SI